Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

Associação Comunitária do Morro das Pedras (ACMP)

Órgão representativo da Comunidade, tendo como área de abrangência as localidades, do Morro das Pedras, Trevo do Erasmo e Areias.

Atividades na ACMP

Confira as atividades disponíveis e os horários em que elas acontecem! Faça a sua inscrição e aproveite mais essa oportunidade!

Aluguel Salão de Festas ACMP

Faça a sua festa conosco e colabore com a Associação Comunitária Morro das Pedras

EVENTO DA FLORAM e E.B.M. JOSÉ AMARO CORDEIRO FORTALECEM A COMUNIDADE

No próximo dia 13 de julho a E.B.M. José Amaro Cordeiro realizará evento ambiental e de plantio de mudas, em parceria com a FLORAM, na Praça da Rua dos Laranjais, envolvendo algumas turmas da escola. Na mesma tarde realizarão também atividade de preparação e limpeza da área de nova praça no acesso à praia na Rua Manoel Pedro Vieira. Parabéns à diretora Marcia Maria dos Santos que sempre está envolvida com a comunidade e nosso agradecimento à equipe da FLORAM representada pelos profissionais Cláudia e Gabriel.


O evento, dia 13 de julho as 14horas, terá duas ações diferenciadas, iniciando com o plantio de mudas na Praça "Seu" Felipe na rua dos laranjais e a segunda parte será a atividade dos jovens e adolescentes na limpeza e preparação do solo de acesso público à praia na rua Manoel Pedro Vieira.

Segundo Diego Carlos, um dos moradores que estiveram na FLORAM e na E.B.M. José Amaro Cordeiro organizando o evento, "as crianças são fundamentais estarem juntas nessa atividade de limpeza e recuperação de área pública, plantando mudas nativas no acesso à praia que limpamos e retiramos as "caverninhas" usadas por drogados e marginais. Foram cedidas 74 mudas pela FLORAM que serão replantadas após termos concluído o planejamento popular da praça naquele acesso público à praia. "

Maurício de França, Presidente da ACMP (Associação Comunitária do Morro das Pedras) parabenizando a FLORAM, a direção da escola e os moradores que voluntariamente iniciaram o movimento pela revitalização do Morro das Pedras, comentou que "a entidade está sempre aberta para iniciativas que unam os moradores, contribuam para recuperar o meio ambiente, ajudar na educação dos jovens e fortaleça a iniciativa de revitalização de nossa localidade".


Destacamos a diretora da E.B.M. José Amaro Cordeiro, Sra Marcia Maria dos Santos, que após visitar a Praça "Seo" Felipe na rua dos laranjais e o acesso à praia limpo em mutirão comunitário e que tem projeto popular de construão de praça de convivência e lazer.

A ACMP procurou a diretora da Escola para saber sua opinião sobre estas atividades na comunidade e ela expressou sua opinião " A Escola José Amaro Cordeiro está ligada nessa idéia de união entre todos os moradores pelo bem de todos!!! Vamos juntos fazer a diferença e mudar para melhor o lugar onde boa parte dos nossos alunos residem com suas famílias!!!!"


A FLORAM através da especialista Cláudia em educação ambiental e responsável pelo viveiro de mudas para recuperação de áreas, concordou em planejar um calendário anual de plantio de mudas e recuperação de áreas públicas degradadas, que será iniciado em agosto com o plantio das 74 mudas frutíferas e nativas no acesso público à praia.



Prefeitura anuncia: Ordem de serviço para obra de Creche no Morro das Pedras

Prefeitura emite ordem de serviço para construção de Creche Areias do Campeche, aqui no Morro das Pedras. Será construída no final da Rua Sagrado Coração de Jesus, após a obra do Las Piedras Resort, estando orçada em R$ 1,8 milhões com prazo de 10 meses para execução. Vamos acompanhar?
Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=17240
 
foto/divulgação: Martinho Ghizzo
O prefeito Cesar Souza Junior e a secretária de Educação, Maria José Brandão, assinaram ordem de serviço para início da construção da Creche Areias do Campeche, no Morro das Pedras, Sul da Ilha, que terá capacidade para 180 crianças. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (23/06), na secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).

Com 10 salas, serão investidos na Creche Areias do Campeche R$ 1,87 milhão. A unidade será composta de dois blocos de um pavimento, cada, os quais serão interligados ao pátio por um passeio coberto. Ainda de acordo com o projeto, haverá playground, jardins e estacionamento na área externa; rampas de acesso, que devem adequar-se à topografia do terreno; pisos táteis direcionais e de alerta, e sanitários para pessoas com deficiência.

As obras, em terreno localizado à Rua Sagrado Coração de Jesus após a obra do Las Piedras Resort, próximo da Creche Municipal Pequeno Príncipe, terão prazo previsto de 10 meses para serem concluídas.

30 dias de lutas e conquistas: Revitalização dos acessos públicos à praia

30 dias de lutas e conquistas:

Revitalização dos acessos públicos à praia

Celebrando 30 dias de atividade  no mutirão comunitário, os moradores estão dando enorme demonstração de força, ao desbravar desde 14 de maio passado a área do acesso à praia, entre os condomínios, e apresentar proposição positiva de urbanização e revitalização de toda a orla do Morro das Pedras. A força dos moradores inspira toda a localidade a buscar a revitalização e melhorias para  todos. A inspiração gera união e força, sem nenhum político dirigindo as ações, somente os moradores!
 
 
 
Iniciado em 14 de maio passado a mobilização com a limpeza do acesso à praia na Rua Manoel Pedro Vieira, ao lado dos Condomínios, com  apoio da gerência e equipe da COMCAP Base Sul, gerou a eliminação de caverninhas usadas por drogados e a eliminação da insegurança para ir à praia. A ação foi bem recebida por toda a comunidade.
 
 
 
 
Veja imagem de como estava o acesso antes e os resultados do primeiro sábado de mutirão:

 
 
 

 A partir da ação comunitária em mutirão, todos os sábados os moradores tem atuado para limpar a área e discutir sobre oque fazer naquele espaço.

 Para isso escreveram no muro as sugestões dos moradores e todos concordaram em construir uma praça de lazer e convivência comunitária, pomar de frutas nativas, proteger a restinga e a mata nativa.

 Com a necessidade de estruturar a iniciativa, os moradores consultaram o escritório de arquitetura TEIA Arquitetura e solicitaram orçamento para projetar a praça e todas as sugestões dos moradores. Veja a evolução das sugestões dos moradores para a Prefeitura realizar.





Planta baixa da praça de acesso à praia:

Vista da praça de acesso à praia:
 Vista da praia para o acesso, com o mirante  cadeirão de Guarda-Vidas:

A Associação Comunitária do Morro das Pedras enviou ofício para o Presidente da Câmara e o Prefeito Municipal receberem comissão de moradores. O Presidente da Câmara de vereadores veio à comunidade e depois de se reunir com comissão e receber as proposições de melhorias ficou com a responsabilidade de trazer o Prefeito Municipal para dialogar com os moradores. Estamos aguardando o agendamento para até o início do mês de julho. Continuamos pressionando para que a Prefeitura assuma estes investimentos e ajude na revitalização do Morro das Pedras.
A visão atual da nossa localidade, pressionada pelo mar, pela Lagoa do Perí, a encosta do Morro e o Campeche. Temos que lutar pela melhoria do local onde vivemos.


Saiba mais em: https://www.facebook.com/vsilaranjaisstaclara/?fref=ts
 
 

Moradores encaminham ao IPUF sugestões ao Plano Diretor 2016:Veja as respostas

Moradores do Morro das Pedras, através da ACMP, discutiram e encaminharam proposições acerca do Plano Diretor 2016 na audiência pública dia 23 de maio passado, após avaliar seu impacto no Morro das Pedras. Veja no mapa algumas questões levantadas no estudo do Plano Diretor 2016.



Além das questões relacionadas aos acessos á praia, costão, vias públicas e legalização dos logradouros, inclusive as vias projetadas, foram abordados o uso da área verde de lazer e Comunitária institucional no meio da comunidade e a importância dos corredores ecológicos.
Vejam a enorme área verde no meio do Morro das Pedras, que ainda possui irregularidades. Esta área é para ser usada como área verde e lazer e área comunitária institucional.

O morador Guilherme Hardt, da rua dos Laranjais foi nomeado pela ACMP como representante e participou do evento onde protocolou algumas preocupações dos moradores, registradas sob numero 078.
 Após receber do IPUF as respostas, Guilherme declarou, " A audiência públicca do mês passado na SAC no Campeche tava uma discussão danada, e como no Morro das Pedras temos muita unidade, não senti necessidade de apresentar no microfone as nossas contribuições. Entreguei nossas contribuições e o IPUF respondeu, abrindo espaço para continuar e ampliar nosso diálogo técnico com os técnicos do instituto sobre as nossas necessidades e reflexões".


Clique ao lado e leia as informações enviadas pela Associação e leia as respostas enviadas pelo IPUF :