Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

Biólogos fazem laudo técnico de caracterização da vegetação de AVL do bairro

Os biólogos Juliane Luzia Schmitt Pereira (CRBio 75019-03) e Marco Aurélio Perotto (CRBio nº. 028.578) realizaram extenso trabalho voluntário de vistoria, pesquisa e estudos científicos "in loco"  na área onde pretende-se a criação do Parque/Passeio Público Municipal do Sul da Ilha no Morro das Pedras. O resultado do trabalho é a elaboração de laudo técnico com anotação de responsabilidade técnica - ART -  no Conselho Federal/Regional de Biologia da 3ª região) que dá validade legal ao documento.

Os biólogos realizaram extenso trabalho técnico que resultou em laudo científico.
A área
O projeto do “Parque/Passeio Público Municipal do Sul da Ilha no Morro das Pedras” como área verde e lazer municipal, é uma iniciativa de Preservação Ambiental da Comunidade do Bairro Morro das Pedras, dentro de duas áreas descritas no Plano Diretor de Florianópolis (2014) como: AVL (Área Verde e Lazer) e ACI (Área Comunitária Institucional), totalizando, aproximadamente, 90.000 m2 (noventa mil), ou seja, 09 hectares (equivalente a nove estádios de futebol),  instituídas no Plano Diretor de Florianópolis/SC que dispõe sobre a “Política de Desenvolvimento Urbano, Plano de Uso e Ocupação, Instrumentos Urbanísticos e Sistema de Gestão Territorial” (Lei Complementar nº. 482/2014.
Conhecer e usar com sabedoria para preservar como espaço público!
Alí existe um dos últimos remanescentes de vegetação arbórea de Mata Atlântica em bom estado de conservação ambiental, situado entre o Trevo do Erasmo, Parque Municipal do Peri e a praia do Morro das Pedras. A formação geológica é diferenciada do seu entorno, exigindo estudos mais aprofundados para identificar com exatidão a unicidade deste espaço, pois a área alagada coincide com a porção mapeada por Caruso Jr. (Mapa Geológico da ilha de SC - 1993) como “Depósitos paludais e/ou turfáceos, que representam zonas paleolagunares”. Alexandre Felix, em sua dissertação de doutorado, estuda em detalhes estes depósitos lagunares pleistocênicos do Morro das Pedras. A área alagada também dá origem a um curso d’água, afluente do Rio Tavares.
Anseio comunitário
A Criação desta área pública é antigo anseio e iniciativa dos moradores locais, incluindo os representantes da comunidade ligados à Comissão de Planejamento Estratégico e Revitalização da Associação Comunitária Morro das Pedras (ACMP) que coordenam as ações de diálogo com a Prefeitura Municipal de Florianópolis para sua execução.

A comunidade clama por melhor uso da área, incluindo espaços de convivência, esporte e lazer, educação ambiental, corredor ecológico e de preservação ambiental, além de arvorismo, bicicross e trilhas. Com testemunhou o biólogo Marco Aurélio Perotto, "eu e a bióloga Juliane Luzia Schmitt Pereira  estamos alegres por concluir o laudo de caracterização da vegetação e preliminar da fauna,  em dedicação voluntária, que fortalece junto aos órgãos públicos visando sua perene conservação e uso público com sabedoria."

Segundo André Luiz, Presidente da Associação Comunitária, este documento e os trabalhos técnicos dos arquitetos, geólogos, engenheiros e pesquisadores vai ajudar a embasar um bom diálogo com o poder público para atender esse pedido dos moradores.

Acesso público à informação
O laudo técnico de caracterização da vegetação e levantamento preliminar da fauna existente, junto com cópia dos documentos públicos de responsabilidade técnica dos biólogos estarão sendo digitalizados para disposição à comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário