Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU

Conheça as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU.
Clique para conhecer mais detalhes. Busque discutir essas metas e promova o diálogo acerca de atividades que poderemos realizar em nosso local de moradia, na vizinhança, no bairro e nas empresas locais. https://nacoesunidas.org/pos2015/

CLIQUE E VEJA A AGENDA DA ONU PARA AS PESSOAS,  O PLANETA E A PROSPERIDADE


Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Em 2000, o mundo comprometeu-se em reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza e em 2015 esse objetivo foi atingido. Por isso, a grande prioridade do desenvolvimento sustentável deve ser os mais pobres e vulneráveis: ninguém será deixado para trás!

 Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Durante as duas últimas décadas, o rápido crescimento econômico e o desenvolvimento da agricultura foram responsáveis pela redução pela metade da proporção de pessoas subnutridas no mundo.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.  Reconhecendo a relação entre saúde e desenvolvimento sustentável, as novas metas para a promoção de vidas saudáveis para todos e todas objetivam a continuidade e ampliação dos ODM voltados para o combate a doenças como HIV/AIDS, malária, tuberculose, entre outras doenças transmissíveis ou não.



 Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Desde 2000, houve enorme progresso na promoção do acesso universal da educação primária para as crianças ao redor do mundo.



 Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram essenciais para a construção de uma consciência sobre a centralidade da mulher para o desenvolvimento das comunidades e países. 



Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Todos no planeta devem ter acesso à água potável segura e acessível. Esse é o objetivo para 2030.






 Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.  De 2000 a 2013, mais de 5% da população mundial obteve acesso à eletricidade (de 79,313% para 84,58%).




 Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. A revitalização econômica contribui para criar melhores condições para a estabilidade e a sustentabilidade do país.



 
 Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Investimentos em infraestrutura e em inovação são condições básicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento das nações. 


 Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. A desigualdade é um problema global que requer soluções integradas. 







 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. 





Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Para alcançar as metas deste ODS, a mudança nos padrões de consumo e produção se configuram como medidas indispensáveis na redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente.






 Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. A mudança do clima é um evento transnacional, cujos impactos estão desregulando economias nacionais e afetando pessoas em todos os lugares, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade nos países em desenvolvimento.

Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Os oceanos representam, em volume, 99% do espaço do planeta. Proteger e conciliar o uso sustentável dos recursos providos por este ecossistema com a manutenção da vida humana são grandes desafios.


 Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade. Os seres humanos e outros animais dependem da natureza.

 Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Promover instituições fortes, inclusivas e transparentes com a manutenção da paz e o respeito aos direitos humanos.

 
 Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Os ODS só serão realizados mediante um compromisso renovado de cooperação entre a comunidade internacional e uma parceria global ampla que inclua todos os setores interessados e as pessoas afetadas pelos processos de desenvolvimento. 

0 comentários:

Postar um comentário