Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

Moradores abrem diálogo sobre área verde e lazer: "Parque Morro das Pedras"

Os moradores, através da Associação Comunitária Morro das Pedras, apresentaram aos candidatos a Prefeito de Florianópolis os planos estratégicos de desenvolvimento da região. Uma das ações é a criação do "Parque Municipal Morro das Pedras como área verde de lazer municipal". Estamos dialogando para buscar sua implementação.  Agradecemos àqueles que estão dialogando com os moradores e assumindo compromisso público de apoiar a comunidade neste empreendimento público.


Localização geral do Passeio Público/Parque Morro das Pedras


PROPOSTA DE PASSEIO PÚBLICO MUNICIPAL MORRO DAS PEDRAS

O projeto do “Passeio Público/Parque Municipal do Morro das Pedras como área verde e de lazer municipal”, é dentro de área denominada área verde e de lazer e está em desenvolvimento pelos moradores da região e gestão da Comissão de Planejamento Estratégico e Revitalização da Associação Comunitária Morro das Pedras. A área do Parque situa-se ao Sul da Ilha de Santa Catarina, no interior da localidade Morro das Pedras, distante 20 km do centro de Florianópolis. 

Esta área, pertence à Prefeitura Municipal de Florianópolis, atualmente é definida no Plano Diretor como “área verde de lazer-AVL" tendo ao seu lado uma outra área destinada à comunidade como ACI-área comunitária institucional".

No governo municipal anterior houve uma cessão duvidosa e muito questionada para uma ONG sediada em Tijucas, que foi cancelada após protesto dos moradores da localidade, por desvio de função, processo pouco transparente e ausência de participação comunitária.

A área aproximada é de 90.000 m2, ou seja 09 hectares (tamanho equivalente a nove estádios de futebol de campo) contidos num dos últimos remanescentes de vegetação arbórea de restinga adulta e de Mata Atlântica em bom estado de conservação ambiental situado entre o  Trevo do Erasmo, Parque Municipal do Peri e a praia do Morro das Pedras.
Percebe-se uma formação geológica diferenciada que exige estudos mais aprofundados para identificar a unicidade deste espaço.



Embora não tenhamos um levantamento biológico sistemático deste local, é possível afirmar que neste ambiente encontramos:
·  Pequeno recurso hídrico/riacho com elementos naturais da vida aquática.
·  Vegetação arbórea única de restinga adulta (inexistente no resto da ilha), vegetação nativa da Mata Atlântica em estágio avançado, com diversas espécies vegetais, tais como palmiteiro, pitangueira, cedro, canjerana, gerivás, ipê-amarelo e diversas bromélias e orquídeas, entre outras típicas deste ecossistema.
·  Frequentam este ambiente variadas espécies de animais, incluindo jacaré, tamanduá-mirim, capivara e lontras, cobras, lagartos, sapos, rãs e aves como tucano, gralha-azul, saíras, canarinho-telha, entre outras aves que utilizam este local como local de alimentação ou nidificação, bem como repouso temporário em seu deslocamento diário entre os remanescentes florestais dos Morros e a Praia ou lagoa do Peri.

Neste local, findo o diagnóstico biológico, ambiental, geográfico e geológico proposto pelos moradores, podemos no futuro planejar a implantação de corredor ecológico, de uma trilha de visitação (com sinalização ambiental) que permita compatibilizar sua conservação e o uso público disciplinado e/ou associado a atividades pedagógicas das escolas do sul da ilha. 

Minimamente o uso do espaço seria - na parte mais estreita e sem árvores – entrada com estacionamento, sede e quadras esportivas ao lado da futura creche. E pra utilizar a parte com os eucaliptos (perto da Comcap Base Sul) para o arvorismo e torres de observação ambiental. Uma pista de caminhada em volta da mata em torno do terreno e trilhas pedagógicas. O restante da área deve ser preservada e intocada para manutenção de sua biodiversidade.

Sinalização inicial da área


 Proposta mínima de uso da área:

MORADORES PROPÕEM USO INTENSO NA PARTE MAIS ENTROPIZADA E COM ESPÉCIMES ARBÓREAS INVASORAS ( EUCALIPTOS) 
Segundo  os membros do Grupo de Trabalho  voluntário, poderão ser instaladas, a parte de acesso para o público, estacionamento de visitantes, área para futebol e mountain bike, além de quadra de esportes e arvorismo. Neste espaço deverá ficar a sede da área verde e lazer e o início das trilhas ecológicas e educativas.


Grato pela atenção de todas e todos – Vamos conseguir !!

Colaboração:
Biólogo Marco Perotto 
Morador Rua Ambrósio João Silveira, Morro das Pedras

1 comentários:

Fico muito feliz em ver este projeto que valoriza o meio ambiente e o aproveitamento do espaço público parabeñs

Postar um comentário