Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

MIRANTE/DECK MORRO DAS PEDRAS SC-406: a maior obra de infraestrutura na localidade

Faz tempo que os moradores da região próxima do costão Morro das Pedras convivem com riscos de serem atropelados face inexistência de calçadas nem área segura para pedestres e ciclistas, convivendo sempre com o risco dos automóveis em alta velocidade na rodovia SC-406. A Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Obras de Florianópolis apresentou em 09/11/2016 à Associação Comunitária Morro das Pedras o anteprojeto do Mirante/Deck Morro das Pedras junto à SC-406, objetivando o conhecimento e a discussão junto à comunidade usuária e moradora da localidade. 


A equipe de projetos que desenvolveu o anteprojeto que agora os moradores da região de Morro das Pedras, Trevo do Erasmo e Areias do Morro das Pedras podem analisar e apresentar sugestões é composta pelos funcionários públicos de carreira abaixo designados e receberam o apoio de Leonardo B. Borges. Nossos agradecimentos aos técnicos municipais que silenciosamente trabalharam na elaboração desta peça de infra-estrutura turística que muito vai fortalecer o turismo de observação.

Segundo a gerente de projetos da Secretaria de Obras, arquiteta Katia Peter "este anteprojeto  foi construído pela equipe interna de projetos da secretaria de obras como resposta aos pedidos dos órgãos municipais e agora esperamos que os moradores possam avaliar e contribuir para sua melhoria e implementação como elemento de valorização do patrimônio natural e cultural".

ASSISTA O VÍDEO DO ANTEPROJETO DO MIRANTE SC-406 MORRO DAS PEDRAS
         


Para evitar conflitos com a legislação ambiental, a equipe respeitou os referenciais elaborados pelo Projeto Orla inserindo a passarela de pedestres sob palafitas, acima das pedras porém com área de observação do choque das águas contra as pedras, e colocam-se à disposição para melhor ajustamento junto aos órgãos ambientais e culturais da cidade.

Aqui é visível a área de observação do choque das águas nas pedras, separando a passarela ambiental de pedestres da ciclovia e calçada para pedestres.

 Nesta visão de implantação do projeto de mirante e deck de contemplação da beleza natural e paisagística do costão Morro das Pedras é verificado o espaço de estacionamento de bicicletas e dos veículos automotores.
Os admiradores da natureza serão so que mais vão aproveitar esta obra de infra estrutura que vai impulsionar o turismo e também melhorar a conexão entre o enrocamento da praia da Armação com a praia Morro das Pedras, além de garantir segurança aos moradores.

CONSULTA AOS MORADORES
A Associação Comunitária Morro das Pedras estará realizando, através dos grupos de comunicação e dos administradores locais um amplo diálogo comunitário para que os moradores possam avaliar, criticar, refletir e por final opinarmos sobre ajustes e alterações no anteprojeto visando sua inserção no orçamento municipal.

OUTRAS PROPOSTAS DE MIRANTE EXISTENTES: VAMOS ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES

A Associação Comunitária tem buscado contato com o morador e arquiteto Evandro Andrade que há alguns anos realizou exposição no hall do Parque da Lagoa do Peri, realizada em parceria com IPUF, Ateliê da Cidade e CAU, onde apresentaram inclusive maquetes da proposta. Ainda não conseguimos o material tecnico-ilustrativo da proposta apresentada.
Veja matérias sobre o assunto:
1. http://jornalinforme.com.br/floripa/index.php/editorias/cotidiano/item/979-ipuf-vai-discutir-projetos-para-o-morro-das-pedras

2. http://wp.clicrbs.com.br/missaocasa/2015/04/14/exposicao-cidades-metropolitanas-exibe-projetos-para-area-emblematicas-de-florianopolis/?topo=77

3 comentários:

"Bicicleteiros"? A pessoa que escreveu este texto ruim precisa ler o Código Brasileiro de Trânsito. verá que o CICLISTA, está precisto no trânsito e protegido pela lei. Bicicleta é veículo. Por favor, mais compromisso e informação se vc quer escrever publicamente.

Obrigado pela sua correção. Vou corrigir a informação equivocada.

Seria uma grande conquista para o nosso bairro.

Postar um comentário