Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

Mirante/Deck SC-406 Costão Morro das Pedras - proposta do Ateliê da Cidade/IPUF/PMF

A comissão de revitalização do Morro das Pedras foi buscar junto aos órgãos municipais outras propostas de intervenção junto ao Costão Morro das Pedras realizadas no passado. Através do arquiteto Evandro de Andrade, também morador da localidade, recebemos os arquivos abaixo elaborados por equipe de arquitetos Cesar Floriano, Evandro de Andrade e Elom Alano quando membros do Ateliê da Cidade/IPUF/PMF e que concluiu seus trabalhos há alguns anos ainda nesta gestão municipal.  Em 2014 a proposta foi exposta no Parque da Lagoa do Peri e houve participação da comunidade e da ACMP e agora os moradores vão refletir sobre as diversas propostas, com transparência e maturidade para revitalização do patrimônio e a segurança da área aos moradores e à cidade. As autoridades serão informadas acerca de nossas reflexões e sugestões coletadas.

A pedra da bruxa, patrimônio cultural da Ilha de Santa Catarina

Segundo os membros da equipe de arquitetos, " diante de uma das paisagens mais privilegiadas do mar leste da Ilha de Santa Catarina, a margem da Rod SC-406, o trecho entre a praia do Morro das Pedras e da Armação é uma área de mirante no mar-grosso com a visualizações de costões, ilhas e morros, como também, um dos principais pontos de observação das baleias em seu período de passagem pela ilha... torna-se necessária a qualificação desta área como espaço público de lazer, tanto para os cidadãos locais, como para os turistas..com infraestrutura de passeio-público, paisagismo, acessibilidade às praias, mobiliário, posto de salva-vidas, quiosques temporários e um mirante que sinalize a paisagem que pode promover um novo “cartão postal” para a cidade onde a arte do mirante valoriza a natureza."

O arquiteto Evandro de Andrade comentou que em seu entendimento "esse ante projeto de mirante foi o ponta-pé inicial para uma reflexão acerca da necessidade de instalar no local um passeio que valorize a natureza, instalando um equipamento tipo "land art" que fortaleça o significado cultural, paisagístico e ambiental do lugar, integrando-o à comunidade do Morro das Pedras. Estou contente em compartilhar esse estudo com os moradores".

A situação atual no mirante segundo identificado pelos arquitetos é bastante precária necessitando uma revitalização para valorizar a natureza.


A área de intervenção para a revitalização do mirante deverá abarcar todo o entorno, destacando o (1)acesso à praia Morro das Pedras, (2)a área do mirante em sí e de observação de baleias, (3)o acesso à praia do Caldeirão e sua conexão com a ciclovia/calçadão existente na praia da Armação e  (4) a integração com a entrada do Parque da Lagoa do Peri.

AS PROPOSTAS

A proposta acima visa valorizar a área de observação de baleias e mirante com dois andares de observatório, sendo que no andar de baixo (imediatamente sobre as pedras) o piso proposto é vazado para que a explosão das águas com as rochas seja perceptível e sentida pelos usuários, interagindo com a natureza.

A proposta abaixo, lembrando a popa de uma embarcação, visa enaltecer o espaço com um mirante em piso único, de observação de baleias e contemplação da natureza.


Ao longo dos próximos dias a Associação Comunitária através da comissão de revitalização estará sistematizando as sugestões, comentários e opiniões dos moradores e observadores das diversas propostas, visando seu encaminhamento à Prefeitura para que os organismos públicos possam conhecer o que os moradores e usuários do local pensam e desejam acerca dos projetos e possíveis obras a serem edificadas na localidade. E que as melhorias venham logo, pois os moradores estão cansados de disputar espaço no acostamento com ônibus e carros em alta velocidade que circulam pela SC-406.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Recomendamos que assistam o documentário Mirantes da Ilha realizado pela cineasta Cláudia Garrocini.


0 comentários:

Postar um comentário