Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

Moradores fazem consulta popular para dar nome ao acesso revitalizado à praia

Em atendimento à decisão judicial que determina que num prazo de trinta dias a Prefeitura desobstrua, demarque, sinalize e identifique os acessos à praia citados na Ação Civíl Pública  5.000.138-75.2011.4.04.7200 os moradores da região do Morro das Pedras, Trevo do Erasmo e Areias do Morro das Pedras realizaram na tarde de hoje consulta popular para decidir qual o nome a ser dado para o acesso à praia na área pública registrada em cartório como A-30 de propriedade da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A participação direta dos moradores, através do grupo comunitário de comunicação eletrônica fez com que muitos manifestassem suas opiniões sobre o assunto.Ao final os moradores decidiram homenagear o falecido Lesbão Manoel Rita ou Seu Lesbão, poceiro e estimulador da cultura local.


Os cinco acessos à praia Morro das Pedras, agora com seus nomes definidos

A realização da consulta aos moradores, foi realizada através dos grupos de vigilância comunitária, da Associação Comunitária e dos grupos comunitários, como o Grupo Mutirão.

A ferramenta de comunicação direta utilizada para a consulta aos moradores: Grupo Mutirão Comunitário.


Os nomes sugeridos foram:
1. Braz Porfírio de Jesus (criador da Festa do Marisco e fundador da Associação comunitária, já falecido)
2. Elesbão Maria Rita (Sabino) (poceiro e estimulador da cultura local, já falecido)
3. Henrique Berenhauser (ex-proprietário da área e empreendedor já falecido)
4. Pitangueiras (mais de 40 mudas no pomar de frutas nativas)
5. Mutirão comunitário (pela participação comunitária na revitalização)
6. Caminho do pescador (pelo uso da área pelos pescadores)

Segundo Maurício de França, Presidente da Associação Comunitária, "utilizamos uma ferramenta integradora como os grupos de comunicação digital e possibilitamos que moradores pudessem interagir visando a revitalização do Morro das Pedras".

O morador Guilherme Hardt fez a consolidação dos votos e manifestações dos moradores, que após toda a tarde de consulta pública decidiram através do exercício da democracia direta o nome do antigo poceiro Seu Elesbão Maria Rita, que também era estimulador da cultura tradicional local.

Com a decisão o IPUF imediatamente forneceu o modelo da placa para aquele acesso público à praia, conforme decisão judicial da meritíssima juíza Marjôrie Freiberguer noticiado neste blog http://acmpblog.blogspot.com.br/2016/09/justica-federal-da-ganho-de-causa-aos.html


Placa fornecida pelo IPUF que será implantada no local 

Segundo a arquiteta Mariana Claro do IPUF "é  a primeira vez na história da prefeitura que o órgão de planejamento municipal testemunha e participa de um processo de democracia direta utilizando ferramentas digitais participativas  em que uma comunidade escolhe o nome de uma via pública municipal. Foi muito boa a participação e aguardamos o envio do processo à Câmara pela Associação dos Moradores para haver a homologação da decisão comunitária pelos vereadores".

André Luiz, da comissão de revitalização disse que " o objetivo foi permitir o uso da tecnologia como elemento de integração e manifestação da vontade pela opção desejada, para que posteriormente a Associação Comunitária possa oficialmente informar ao IPUF,  ao gabinete do Prefeito e à Câmara Municipal para  entrar com pedido de regulamentação de nome do espaço público. Vamos honrar os nomes lembrados pela comunidade para que  nas outras áreas em revitalização do Morro das Pedras, busque-se homenagear as pessoas lembradas neste exercício democrático, para preservar  a história e a cultura local."

A Construtora Stafe, através do seu diretor Dr. João Ungareti, manifestou-se publicamente em patrocinar à prefeitura a confecção de todas as placas de identificação dos acessos de pedestres à praia e está avaliando os custos para sua confecção, mesmo sem espaço publicitário. A Associação Comunitária agradece também às empresas parceiras da revitalização, que muito tem auxiliado nesta nova ação do Morro das Pedras.

Os nomes registrados e guardados para uso e memória posterior na comunidade são os de Braz Porfírio de Jesus (criador da Festa do Marisco e fundador da Associação comunitária que tem uma servidão em seu nome, já falecido) e Henrique Berenhauser (ex-proprietário da área e empreendedor já falecido). Os nomes Pitangueiras, Mutirão comunitário e Caminho do pescador  também poderão ser utilizados futuramente.

1 comentários:

Boa noite a Associação Comunitária do Morro das Pedras e aos moradores. É com grande alegria e muita emoção, que quero agradecer de coração por homenagear meu querido tio e padrinho Lesbão Manoel Rita. O meu muito obrigada por ter lembrado dele.Um grande abraço a todos(as),

Postar um comentário