Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

VIRADÃO CRIATIVO: construindo de forma colaborativa o Parque em 7 de setembro

Os moradores, após consulta autorizativa com o poder público municipal que aprovou a ideia e fornece apoio institucional,  realizam dia 07 de setembro Oficina VIRADÃO CRIATIVO MORRO DAS PEDRAS de desenho participativo, tendo como objetivo principal as definições de uso e aproveitamento da área pública da localidade para instituição do Parque Urbano do Morro das Pedras como melhor área verde, lazer e convivência dos moradores da localidade e do sul da ilha. Ao final objetiva  ter as definições conceituais e o desenho preliminar do projeto básico para implantação do Parque, incluindo o cronograma da realização do projeto executivo de arquitetura e paisagismo até dia 16 de outubro de 2017.

 O Prefeito Gean Loureiro disse que " apoia este tipo de inciativa que ajuda a construir uma cidade mais humana e feliz". Segundo o Vice Prefeito João Batista Nunes, "a Prefeitura reconhece a vontade popular e vai usar essas demandas e desejos comunitários para normatizar o uso da área., respeitando os regramentos legais." 
Os moradores tem gratidão ao Vice Prefeito João Batista Nunes e ao Prefeito Gean Loureiro pela abertura e diálogo com as comunidades e entidades locais para o desenvolvimento sustentável do sul da ilha.


A oficina Viradão Criativo  com a comunidade
Dia 07 de setembro 15hs até as 21hs – workshop com a comunidade  serão entregues as premiações e certificados/insígnias dos vencedores dos concursos escolares sobre o Parque realizado na comunidade. Presença das crianças/adolescentes e seus pais.
Dia 07 de setembro das 16h até as 20h será realizada a parte um do workshop com as definições básicas para o parque com atividades de desenho incluindo moradores,  as crianças e os pais das mesmas, junto com os atores sociais internos e externos convidados para participação da construção democrática do desenho do parque..
Dia 07 de setembro das 22hs às 06hs do dia 08 de setembro – Força tarefa com estudantes e arquitetos para desenvolver as imagens conceituais e projeto preliminar do Parque Urbano/Ecológico do Morro das Pedras.
A Apresentação dos resultados do workshop
Dia 08 de setembro 09:30hs na Assoc. Comunitária Morro das Pedras, Evento para apresentação das conclusões do workshop sendo convidados autoridades municipais e estadual ( executivo e legislativo) bem como outros atores sociais já anteriormente convidados.
6. Projeto executivo do parque do Morro das Pedras
O desenvolvimento do projeto executivo é fundamental para a busca de recursos, públicos ou privados para a sua execução. sendo feito por um pool de arquitetos e empresas de arquitetura que doarão este trabalho a comunidade e à prefeitura Municipal de Florianópolis que é a gestora da área de instalação do Parque Urbano/Ecológico do Morro das Pedras.
Cronograma
23 agosto – Reunião com todos os envolvidos no processo e escolha dos promotores do evento no gabinete do prefeito da cidade de Florianópolis para o apoio institucional do poder público
23 agosto logo após a reunião inicial – Reunião com todos os promotores do evento para organizar as atividades no gabinete do prefeito da cidade de Florianópolis
24 de agosto a 6 de setembro – Organização do evento, concurso estudantil e levantar  apoiadores e colaboradores
07 de setembro das 15hs às 21hs - Realização do workshop na Associação de moradores
07 de setembro das 22hs às 06hs do dia 08 de setembro – Trabalho de desenho dos arquitetos e estudantes  na Associação de moradores em continuidade ao workshop.
08 de setembro as 09.30hs – Apresentação das conclusões do workshop para autoridades e  a comunidade. Na Associação Comunitária do Morro das Pedras ou outro local apropriado.
08 de setembro até 16 de outubro – Desenvolvimento do projeto executivo de paisagismo do parque do Morro das Pedras.
16 de outubro as 15h – Na sede da Associação Comunitária do Morro das Pedras, ou na Prefeitura Municipal, chamado pelo CODESI, apresentação e lançamento do projeto executivo do Parque Urbano/Ecológico do Morro das Pedras, identificando  -  num prazo máximo de 30 anos – as etapas iniciais para implantação do Parque no ano de 2017 e 2018. É o evento em que a comunidade entrega ao poder público seu projeto técnico para o Parque Urbano/Ecológico do Morro das Pedras.
O Público alvo
O público alvo é composto por  pessoas representantes dos seguintes segmentos da sociedade:
- Moradores; - Entidades civis;- Entidades de classe;- Estudantes e professores; - Executivo municipal; - Legislativo municipal e judiciário; - Empresários;- Formadores de opinião - imprensa .
Divulgação e participação remota da população
Este seminário deverá ser divulgado através das mídias sociais, jornais, rádios e tv locais. O workshop deve ser apresentado ao vivo via streaming, pela internet. Toda a comunidade poderá participar, de forma interativa, através de uma fanpage do workshop na página da rede social comunitária ( www.redemorrodaspedras.com.br ).

Entidades membro do CODESI apoiando a iniciativa
CODESI - Entidades que compõem o CODESI e convidadas para apoiar e fortalecer a iniciativa comunitária, compartilhada e democrática para construção do conceito de parque desejada pelos moradores do sul da ilha e em especial da localidade geográfica do parque:
ABA -          Associação de Moradores do Balneário Açores
ACESC –        Associação dos Consumidores do Estado de Santa Catarina.
ACIF/SUL –   Associação Comercial e Industrial de Florianópolis/Regional Sul
ACMP      -   Associação Comunitária do Morro das Pedras.
AMAPRAM – Associação de Moradores e Amigos da Praia do Matadeiro.
AMASI     -  Associação de Maricultores do Sul da Ilha.
AMECON – Associação Metropolitana de Conselhos Comunitários de Segurança da Grande Florianópolis.
AMOCAR –  Associação de Moradores e Amigos do Carianos
AMOCOP – Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé
AMOJE    - Associação de Moradores do Jardim Eucaliptos.
AMPA     -  Associação de Moradores da Praia das Areias.
ASIMAR -  Associação Sul da Ilha de Maricultores.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES LOTEAMENTO PORTAL DO RIBEIRÃO.
CCAU -      Conselho Comunitário Armação Unida
CONSEG CARIANOS – Conselho Comunitário de Segurança do Carianos.
CONSEG 271 – Conselho Comunitário de Segurança do Distrito do Pântano do Sul
CLS COSTEIRA – Conselho Local de Saúde da Costeira do Pirajubaé
CLS MP            -     Conselho Local de Saúde do Morro das Pedras.
CLS TAPERA -       Conselho Local de Saúde da Tapera.
CONSELHO COMUNITÁRIO DO RIBEIRÃO DA ILHA
CONSELHO COMUNITÁRIO DA TAPERA.
GAAI -  Grupo de Artesãos e Artistas Independentes.

0 comentários:

Postar um comentário