Associação Comunitária

Associação Comunitária
Rede Social do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo

PARQUE URBANO DO MORRO DAS PEDRAS.: o parque público que queremos

A criação do Parque Urbano do Morro das Pedras, com forte conotação ecológica e preservacionista, é ação que une os moradores no diálogo com a Prefeitura Municipal, que já analisa o pedido dos moradores. A área para sua implantação pertence a Prefeitura Municipal de Florianópolis (desapropriada no governo Dário Berger/João Batista Nunes) e é citada no plano diretor em vigor como AVL - Área Verde e de Lazer. Os moradores, querendo uma ação participativa de todos para a definição do conceito de parque e dos equipamentos, propõem um exercício democrático para o desenho conceitual do parque.

O biólogo Marco Perotto, que realizou laudo técnico com ART do CRBio, atestou a riqueza do acervo florestal e faunístico que é documento balizador para a afirmação da necessidade de preservação da área.

Localização do Parque no Morro das Pedras (entre a lagoa do Peri e o Castanheiras)

O Prefeito e o vice Prefeito sabem da solicitação de qualificação da AVL (área verde e de lazer) que já pertence à PMF mas tem sido pessimamente utilizada. #melhorconvivência

GRATIDÃO AO PODER PÚBLICO PELA ABERTURA E DIÁLOGO EM PARCERIA COM A SOCIEDADE CIVIL

É imperioso destacar que a Prefeitura Municipal de Florianópolis na pessoa do Vice Prefeito João Batista Nunes tem sido um cavalheiro no diálogo com a comunidade ajudando a viabilizar o Viradão Criativo para qualificar o melhor uso da área pública na nossa localidade.
O Prefeito Gean Loureiro imediatamente aprovou a realização da iniciativa pela sociedade civil e  concedeu o apoio institucional da municipalidade e a orientação técnica e legal de seu corpo de funcionários para garantir que tudo seja feito dentro da lei, da ordem e para a qualificação do uso da área pública.



Os estudos realizados entregues ao Prefeito Gean Loureiro e ao Vice Prefeito João Batista reforçam a solicitação dos moradores para que o executivo municipal implemente oficialmente este Parque Urbano integrando-o na paisagem da localidade e que facilite a integração e o deslocamento dos moradores no parque e na própria localidade.

O bairro que queremos:
Os moradores Evandro Andrade ( arquiteto e urbanista) e Guilherme Hardt apontam algumas necessidades de ordenamento urbano da localidade, que cresceu somente com ruas sentido norte/sul, sem vias sentido leste/oeste e uma completa reavaliação do fluxo e sentido do trânsito, incluindo as conexões para que moradores possam transitar a pé ou de bicicleta interagindo com a paisagem natural e o contexto parque/praia/bairro.

Os melhoramentos tem que ser compartilhados e participativos:
Silvano Silva de Oliveira, diretor de Melhoramentos no comitê executivo da Associação Comunitária, ressalta que "o importante é que desde o ano passado a comunidade vem debatendo o uso desta área pública para um parque que integre os moradores e por isso estamos buscando o máximo de debate e compartilhamento de ideias para desenhar o conceito de parque que queremos. Todos os melhoramentos tem que ser compartilhados e construídos em comum".

Necessário é ordenar o crescimento comercial preservando as características culturais e residenciais da localidade, além e preservar sua paisagem, destacou o arquiteto e urbanista Evandro Andrade.
Para a gestão compartilhada da área do Parque, sugerimos a parceria do poder público com a comunidade local, citou Guilherme.

O Parque que queremos;
Apoio do CODESI - Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha: Para expressar o bairro que todos desejamos, as entidades, apoiadas pelo CODESI - Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha, que fornece o apoio para a realização de uma oficina participativa objetivando o desenho do parque, realizam processo compartilhado para definição do que os moradores desejam no parque e sua forma de implantação, de forma lenta e gradativa.

Propostas de mascote para o Parque:
Os moradores sugeriram alguns nomes para mascote da iniciativa:
a) Jacaré de papo amarelo - existem muitos na região;
b) Aracuã - existem muitos deste pássaro na área em questão;

Envolvimento de outros atores sociais:
O envolvimento do segmento comunitário paras definições conceituais do Parque, dialogando de igual com o poder público e o empresariado, tem gerado a transparência e a confiança múltipla no resultado esperado. Para fortalecer, os moradores estão convidando outras instituições e entidades para colaborar nesta ação coletiva, compartilhada, voluntária e colaboracionista.
Segundo Flammarion Damiani, Vice Presidente da Associação Comunitária, "o objetivo é unir as diferentes tribos e grupos para juntos desenharmos o parque que queremos".

Maiores informações estarão sendo postadas
a) Na Rede Social Comunitária
b) no Facebook da Associação Comunitária Morro das Pedras
c) no Facebook da Rede de Vizinhos Solidários local
d) no canal do Youtube da Associação Comunitária

0 comentários:

Postar um comentário